quarta-feira, 10 de julho de 2013

QGIS e GRASS aplicada a pesquisa paleontológica na região oeste do Portugal

Olá pessoal. É bom poder postar novos assuntos de novo. Me desculpem a demora nas postagens deste blog, mas o mestrado tem consumido meu tempo consideravelmente. Bom vamos lá.

Hoje gostaria de postar uma aplicação, um estudo de caso, utilizando o software Quantum GIS (QGIS). Tenho utilizado este software SIG frequentemente e tenho me impressionado cada vez mais com seu potencial.

Neste post apresentaremos um link de um estudo feito na região oeste de Portugal utilizando o QGIS e o GRASS (que pode ser integrado ao QGIS através de função sextante) em pesquisa paleontológica. A Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural (ALT-SHN), é uma sociedade sem fins lucrativos, sediada em Torres Vedras, Portugal e é especializada em paleontologia. Curiosamente, eles desenvolveram um projeto denominado SIGAP (Sistema de Informações Geográficas aplido a palentologia). Uma das questões-chave na gestão deste patrimônio trata da avaliação do contexto espacial dos locais onde os fósseis são recuperados. Desta forma, o projeto visa atender três objetivos:


  • Pesquisa de campo com GPS para reunir as coordenadas dos locais;
  • Construir um modelo de risco a fim de avaliar os riscos para o patrimônio paleontológico e impedi-los por meio de visitas e pesquisas de campo regulares;
  • Construção de uma banco de dados geográficos para lidar com todas as informações e iniciar o inventário da coleção.
O QGIS foi utilizado em todo o projeto e os resultados foram promissores. Leiam sobre o trabalho no aqui QGIS e GRASS aplicada a pesquisa paleontológica na região oeste do Portugal.

Para mais informações sobre estudos de caso com o QGIS visitem QGIS - Estudos de caso.

Logo postaremos mais novidades e alguns tutorias. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário